Assembleia aprova Liga Sul-Minas-Rio e define data para arbitral

Na última terça-feira (20), o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Neto, reuniu na sede da entidade os presidentes dos 12 Clubes participantes do Módulo I de 2016 para tratar de assuntos pertinentes à reunião do Conselho Técnico da Competição. Foram debatidos temas referentes a adesão dos filiados ao Profut e as consequências da criação da Liga Sul-Minas-Rio. Com a aprovação dos presentes, o Arbitral ficou definido para acontecer sexta-feira, dia 20 de novembro.

Na discussão prévia, o presidente da FMF falou sobre a necessidade dos Clubes aderirem ao Profut, a Lei Federal que passou a regulamentar a vida fiscal dos Clubes Nacionais. “A Lei está em vigor e nosso compromisso é instruir o Clube para que toda a documentação e certidões negativas federais estejam preparadas no momento do arbitral”, confirmou Castellar.
Outra questão levada aos 12 Clubes foi o questionamento do apoio dos mesmos à criação da Liga Sul-Minas-Rio. “Fomos convocados para uma Assembleia Geral na CBF, onde as Federações deverão se manifestar em relação à Liga. Conseguimos decidir pela aprovação, de forma democrática, através do voto direto dos participantes. Foram oito votos a favor, três contra e uma ausência”, garantiu o presidente.
Na assembleia os três Clubes participantes da Liga, América, Atlético e Cruzeiro, assumiram o compromisso de disputar o Estadual de 2016 com seus times principais. De acordo com os presidentes dos três clubes da Capital que disputam o Módulo I, o Campeonato Mineiro e o calendário nacional não serão comprometidos com a Liga Sul-Minas-Rio. A competição será feita obedecendo o regulamento geral das competições da CBF, de acordo com a legislação sobre férias e pré-temporada dos atletas.

Foto: Divulgação / FMF