Primeira Liga apresenta novo formato de disputa

Em reunião realizada nesta segunda-feira (5), no Rio de Janeiro, membros da Primeira Liga conheceram as propostas da nova diretoria da entidade para o próximo triênio (18/19/20).

A primeira diretriz aprovada na reunião diz respeito à mudança no formato de disputa, com a extinção da fase de grupo e a criação de uma competição baseada no sistema de playoffs, com 16 clubes participando das fases de oitavas, quartas, semifinal e final, em jogos de ida e volta.

Na sequência os clubes debateram a viabilidade da disputa da terceira edição da Copa da Primeira Liga em 2018, durante o período da Copa do Mundo, utilizando as datas em que não haverá jogos pelo Mundial.

Ficou acertado que a Primeira Liga manterá contato com a CBF, a fim de dialogar sobre um modelo de competição que permita a inclusão no calendário de eventos da entidade.

Essa foi a primeira reunião sob a condução do novo presidente, Marcus Salum, também mandatário do América-MG. Ele assumiu o comando em janeiro deste ano, após o fim do mandato de Gilvan de Pinho Tavares, ex-presidente do Cruzeiro.

A Primeira Liga é composta por 16 clubes, sendo 10 da primeira divisão e 6 da segunda divisão do futebol nacional.